São Paulo, março de 2005

PORTO DE LE HAVRE  -  APRESENTAÇÃO GERAL

 Em 2004 as cargas movimentadas pelo Porto de Le Havre totalizaram 76,9 milhões de toneladas, um aumento de 6,9% comparado ao ano 2003, o que confirma o ranking do porto nos maiores portos do norte da Europa.Com uma movimentação de 2,15 milhões de TEUs (Twenty-feet Equivalent Unit), um crescimento de 12,8%, representando aproximadamente 22 milhões de toneladas, Le Havre confirma sua liderança na França para o trafego de contêineres.A progressão, contínua há alguns anos, atesta o empenho de todos os profissionais do porto.


clique p/ ampliar. 

Na embocadura do rio Sena, o porto de Le Havre é o porto de contêineres mais a oeste do norte da Europa, no eixo Canal da Mancha - Mar do Norte, através do qual transita um quarto do comércio marítimo mundial.Le Havre desfruta de uma localização excepcional na fachada noroeste da Europa no range Le Havre ‑ Hamburgo.Na exportação da Europa, Le Havre tem um papel essencial como último porto de embarque antes de partirem para suas viagens transoceânicas. Para os responsáveis de transporte e logística, carregar em Le Havre garante o menor tempo de transit das mercadorias.No que tange às importações, Le Havre é o primeiro porto alcançado pelos navios quando chegam à Europa da América do Norte ou do Extreme-Oriente.

 

As vantagens da situação geográfica do porto de Le Havre permitem aos armadores e aos shippers implantar Centros de Distribuição para a Europa Ocidental.O porto favorece as operações de cabotagem e transbordo para os portos que não constam nas principais linhas marítimas regulares transoceânicas. Le Havre possibilita também alcançar mais rapidamente as regiões afastadas, uma alternativa eficaz aos portos do norte.Le Havre é um hub vantajoso para a Grã Bretanha, a Península Ibérica, o Benelux, a Europa Central (Suíça, Hungria...) e a Europa do Sul (Itália e Península Ibérica).Assim, o porto de Le Havre, com uma política de massificação dos tráfegos, preocupa-se com a implantação de soluções eficazes de conexões com o “hinterland”, para agilizar os pré e pos‑embarques de mercadorias.


 

A três horas de Paris, o porto de Le Havre é diretamente conectado pelas auto-estradas A13 e A14 à região parisiense, da qual ele é a saída marítima natural.Na encruzilhada de várias auto-estradas, tem infra-estruturas excelentes para outros destinos : as estradas A29/A28 até o norte e o leste e Europa Central ou Itália, a A84 e a Estrada dos Estuários para o sul da França em direção à Península Ibérica.Essa rede de estradas está construída a partir da Ponte da Normandia, no coração da zona portuária e industrial. O Porto de Le Havre fornece assim aos seus clientes uma fluidez maior dos tráfegos no momento em que os eixos norte/sul que ligam os portos concorrentes do norte da Europa estão freqüentemente saturados. 

Enquanto o tráfego de contêineres aumentou de 5% em 2004 (sem contar o tráfego de transbordo), o tráfego ferroviário diminuiu de 8%, com 127.400 TEUs, representando assim 8,8% do frete.

A empresa Le Havre Shuttles – LHS, ferramenta de consolidação de frete ferroviário, propicia, desde sua criação em 1998, serviços dedicados aos agentes de carga e armadores trabalhando com o porto. Le Havre Shuttles é o carro-chefe do desenvolvimento dos serviços ferroviários com Lille, Estrasburgo e Dijon. Cada semana, vários dezenas de trens e reboques rodoviários alcançam o porto de Le Havre. Dois operadores propõem serviços ferroviários : a CNC - Compagnie Nouvelle de Conteneurs e NOVATRANS, operador de transporte multímodal especialista dos tráfegos com a Grã Bretanha e a Itália.

O rio Sena é acessível aos comboios empurrados de 5.000 toneladas e permite encaminhar boa parte das cargas sólidas a granel para o hinterland. No ano 2004 transitaram 3,1 milhões de toneladas pela eclusa de Tancarville, um recuo de 12,6% com respeito a 2003.O tráfego de contêineres continua a sua progressão. Hoje em dia vários serviços fluviais multímodais interligam os portos de Gennevilliers, Bonneuil-sur-Marne e Nogent-sur-Seine.Aos operadores já implantados em Le Havre, juntaram-se recentemente os maiores     armadores : MSC oferece dois serviços semanais entre le Havre, Rouen e Gennevilliers. Da mesma forma, a  empresa Rhône Sãone Conteneurs, cujo nome mudou para River Shuttle Containers – RSC, filial da CMA – CGM, oferece agora quatro rotações por semana entre Le Havre e Gennevilliers.



 

Em 2004, 7.459 navios fizeram escala em Le Havre, mais de 20 escalas por dia.

O porto de Le Havre dispõe de linhas marítimas regulares oferecendo aos embarcadores freqüências atrativas de serviços. Assim Le Havre é ligado, semanalmente, com os diferentes continentes do mundo : 

 

11 vezes com o Extremo Oriente, 10 com a América do Norte, 06 com a América Central e as Antilhas, 07 com a América do Sul, 05 com o Mar Mediterrâneo, 11 com a África, 01 com o Oriente Médio e a Ásia do Sul, 03 com a Oceânia, 15 com a Europa

Em complemento, os navíos porta-contêineres de menor porte, os chamados feeders, fornecem rotações entre Le Havre e os grandes portos europeus. Essa cabotagem européia representa 14 escalas semanais com Irlanda, Espanha, Portugal, Mar Báltico, os grandes portos do range norte europeu e os demais portos franceses. 

Em tráfego Ro-Ro, o porto de Le Havre comemora : 

-       Uma rotação quinzenal para os Estados Unidos e as Antilhas, de duas a quatro escalas mensais para a África do Sul e o Oceano Índio e de uma rotação quinzenal com o Extremo Oriente e o Oriente Médio.

-       Os serviços de Car Carriers para o Reino Unido e a Irlanda representam entre oito e dez escalas semanais oferecidas pela companhia UECC entre duas e três escalas semanais oferecidas pela companhia CETAM.Além das linhas regulares de contêineres ou de Ro-Ro, os demais tráfegos são de afretamentos spot, por viagem ou por tempo.É o caso dos granéis sólidos (carvão, minérios, açúcar, cereais,...) ou dos graneis líquidos (petróleo e seus derivados, produtos químicos...). 

Le Havre oferecendo todas as ferramentas para as atividades logísticas, as grandes empresas internacionais escolham o novo espaço de desenvolvimento do porto para os seus Centros de Distribuição.Acompanhando o crescimento do tráfego de contêineres, as atividades logísticas desenvolveram-se progressivamente a partir de 1996, ano da implantação de DAHER no Parque Logístico da Ponte de Normandia (PLPN).Desde então, mais de 250.000 m² de entrepostos cobertos foram construídos e 300.000 m² são planejados para o triênio 2006 - 2008.A capacidade de recepção do porto de Le Havre a curto prazo é de 135 ha, considerando os parques logísticos existentes : 

- parque logístico da Ponte da Normandia (PLPN), 105 ha junto às estratégicas rodovias A29 e A131

- parque logístico do Hode, 115 ha (Prologis ; 30 ha)

- parque logístico de PORT 2000, 45 ha na entrada dos futuros terminais. 

No porto de Le Havre as mais recentes tecnologias de informação são utilizadas : rede de fibra ótica, rede hertziana, rede radio BLR, IT, intranet, internet, WAP e GPRS...De qualquer posto de trabalho autorizado, o sistema informático permitem acessar bancos de dados profissionais abragendo toda a cadeia logística das mercadorias. 

- Antes mesmo da escala, o VTM, Vessel Traffic Management e o sistema ADEMAR+ permitindo à Autoridade do Porto e ao Agente Marítimo planejar a escala do navio

- Follow-up do navio com o VTS Vessel Traffic Services

- Follow-up dos resíduos com E-Coport

- Controle remoto das eclusas e pontes do porto

- Follow-up das mercadorias perigosas com o sistema PIMD Plataforma Informática de Mercadorias Perigosas, requisito da diretiva européia HAZMAT

- Container Terminal Management Systems utilizados pelos operadores de contêineres

- ADEMAR+ conectando mais de 350 clientes de serviços aduaneiros

- SYCOSCAN, scanner de contêineres, para vigiar as mercadorias duvidosas

- Sistema AGIR para planejamento das equipes de trabalhadores avulsos nas maquinas

- Formação de operadores de pórticos para contêineres nos simuladores 

Em 2004, o tráfego total de mercadorias, no porto de Le Havre, aumentou de 6,9%, de 5 Mt, para alcançar 76,9 Mt. Essa foi a maior progressão já registrada por um Porto Autônomo Francês.Essa progressão foi o resultado da movimentação de granéis líquidos (+7,35%), com um total de 47,9 Mt, do qual 37 Mt em petróleo bruto (+5%).Com mais de 4,3 Mt, o tráfego de granéis sólidos diminuiu de 500.000 t em relação a 2003.A queda do tráfego de cereais do início do ano foi compensada pela alta do tráfego de carvão (+6,5%), que representa a metade do tráfego de granéis sólidos com 2,2 Mt recebidos em 2004. O tráfego de cargas gerais, 24,1 Mt, está crescendo em dois milhões de toneladas (+9,2%), e representa doravante 31% do tráfego de Le Havre. Esse resultado está largamente ligado ao tráfego de contêineres, de 2,15 M TEUs (+12,8%) com relação a 2003.

As operações de transbordo representam perto de 1/3 do tráfego, com 700.000 TEUs.

Operar os maiores porta-contêineres nas melhores condições de competitividade é a demanda dos clientes do Porto de Le Havre. PORT 2000 atenderá essa expectativa melhorando o desempenho e as capacidades do porto. O objetivo do Porto Autônomo de Le Havre é duplicar a capacidade do porto no trafego de contêineres. O empreendimento PORT 2000 iniciou-se em outono de 2001. PORT 2000 entrará em serviço no início de 2006.

 Uma vez concluído, PORT 2000 terá doze berços com mais de quatro Km de comprimento continuo. A primeira fase contará com quatro berços e 1,4 Km de comprimento (350 m por berço). Dois berços adicionais já são programados e financiados e serão realizados de acordo com as necessidades dos operadores de terminais assim como os seis berços suplementares.Os terminais de PORT 2000 serão operados pelo setor privado na base de contratos de concessão. 

O financiamento dos seis berços e das conexões terrestres envolve vários operadores do porto, sendo os equipamentos financiados integralmente pelos operadores dos terminais :

Custos e financiamento de PORT 2000

Em M €

Portuário

Meio ambiente

Conexões terrestres

Superestruturas

TOTAL

RTE

2,50

 

2,21

 

4,71

FEDER

33,10

5,00

4,02

 

42,12

Região

19,44

9,91

23,20

 

52,55

“Département”

19,44

9,91

20,20

 

49,55

RFF - SNCF
(Ferrovia)

 

 

13,70

 

13,70

Estado central

160,10

37,82

 

197,92

PAH

433,60

 

 

433,60

Operadores privados

 

 

 

275,00

275,00

Sub-total

647,27

45,73

101,15

275,00

1.069,15

TOTAL

693,00

101,15

275,00

1.069,15

 


Visite também o site oficial do PORT AUTONOME DU HAVRE